A Língua Brasileira de Sinais - Libras, segundo a Lei n°10.436 de 24 de abril de 2002. No artigo 1° É reconhecida como meio legal de comunicação, expressão e outros recursos a ela associada. Com um sistema linguístico de natureza visual - motora, estrutura gramatical própria, sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas no Brasil.
Assim, temos a segunda língua oficialmente brasileira no Centro de Ensino da FACEMA - CEFA. Garantindo a interação entre surdos e ouvintes por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo o uso da LIBRAS.
Dentro da perspectiva da inclusão o CEFA, obedece o Decreto n°5.262, de 22 de dezembro de 2005 que recomenda que a LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nas instituições de ensino.
Dessa forma seguindo o decreto temos no CEFA, que faz parte da educação básica a inserção do professor de Libras em seu quadro do magistério.
Com o objetivo de coibir e reprimir qualquer tipo de discriminação a pessoas surda. Disseminando o uso da língua de sinais, baseada na Lei n°10.048 de novembro de 2000, que trata sobre a acessibilidade.
Uma escola top, inicia pelo cumprimento das leis e acesso comunicativo a todos que necessitam. Quer um futuro top venha pro CEFA. E conheça a segunda Língua Brasileira de Sinais
A Língua Inglesa é trabalhada na escola Cefa desde o Maternal ao Ensino Médio, oportunizando aos nossos alunos o contato e o aprendizado dessa língua que é um instrumento de navegação na cultura contemporânea globalizada.
O Inglês está em todos os lugares e saber se comunicar nesse idioma pode ser decisivo na vida pessoal e profissional de seu filho.
Em nossa escola o Inglês é trabalhado de uma forma dinâmica e diferenciada, onde utilizamos jogos, músicas, filmes, enfim, uma diversidade de suportes para que o aprendizado se torne prazeroso, dinâmico e lúdico.
No mundo globalizado em que se exige uma qualificação profissional cada vez mais refinada, é imprescindível conhecer pelo menos uma língua estrangeira que possibilite relações sociais, acadêmicas e tecnológicas profícuas, sem perder de vista a formação de um cidadão consciente e crítico. No contexto brasileiro, conhecer a língua espanhola significa otimizar o intercâmbio de diferentes tipos de conhecimentos, bem com incrementar as relações internacionais.
A língua espanhola vem expandindo-se em escolas de ensino regular e diversos cursos de idiomas, devido às necessidades que a sociedade tem na área da comunicação, e pela necessidade de se aprender outras culturas de paises vizinhos. Com a globalização e o MERCOSUL, o idioma espanhol faz-se presente em várias circunstâncias, desde a comunicação informal até em palestras, congressos e encontros estudantis.
Desta forma a escola CEFA não poderia ficar de fora, oportunizando aos seus educandos o uso da lingua espanhola nas atividades do cotidiano escolar.
O Centro Educacional Facema ( CEFA), oferece aos seus alunos o conhecimento de línguas importantes para o aprendizado. Uma delas é a língua francesa, conhecida como a “língua da cultura” por ser essencial em algumas áreas do conhecimento como gastronomia, cinema, literatura e etc. No cotidiano atual falar apenas uma língua estrangeira já não é mais o suficiente, e nesse contexto a língua francesa entra como uma das línguas mais presentes na sociedade, sendo ela a segunda língua mais ensinada no planeta, importante para diversas atividades.
O CEFA possibilita o ensino da língua francesa desde o ensino infantil ao ensino médio trabalhando o aprendizado de acordo com a capacidade de cada turma respeitando suas etapas e disponibilizando aos alunos o contato com diversas formas de vivenciar a língua, aliando sempre a teoria e prática, utilizando formas lúdicas que facilitam o aprendizado dos alunos. Vive la France!
As atividades de educação física do CEFA são desenvolvidas com alunos de 5 a 17 anos de idade, porém planejadas para cada faixa etária. O planejamento, para o ensino fundamental I e II, compreende atividades recreativas e esportivas (futsal, handebol, voleibol e basquetebol). Além disso, temos os projetos implantados na escola, para o ensino médio, que envolve aulas de dança, ginástica localizada, treinamento funcional, voleibol e futsal.
Na disciplina de Educação Física são abordados os conteúdos teóricos (que vai desde a história de cada esporte, regras e fundamentos) e práticos (posicionamento corporal e execução correta dos exercícios). Esses conteúdos são realizados de modo a proporcionar o desenvolvimento das crianças e adolescentes, nos aspectos psicossocial, intelectual, afetivo e motor, os quais servirão de alicerce para futuras aquisições.
A proposta pedagógica do CEFA, traz o xadrez como atividade curricular educacional, tendo um importante papel na formação da criança e do adolescente, auxiliando os professores no ensino de matemática, Gramática, Ciências Sociais, Produção Textual entre outras matérias, de forma mais prática, dinâmica e divertida. As aulas são ministradas por meio de atividades teóricas e práticas em sua fundamentação, estimulando ainda mais o desenvolvimento do educando.
Dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas pelo hábito da prática do xadrez destacam-se: a atenção, análise e síntese, criatividade, concentração, imaginação, linguagem, memória, paciência, raciocínio lógico, entre outras. O jogo de xadrez, ainda auxilia no desenvolvimento sócio afetivo, estando relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, influenciando decisivamente na formação da inteligência e do caráter do aluno.