O CEFA traz, em sua essência, a busca por uma formação integral de seus educandos, de modo a contemplar todos os aspectos da personalidade humana, preparando o aluno para a vida social, familiar e profissional e tendo por finalidade a formação de uma pessoa segura de si mesma, capaz de dialogar com um mundo pluralista, conservando seu patrimônio humano e enriquecendo-o em sua evolução pessoal.
A nossa proposta pedagógica vê o aluno como uma pessoa concreta e histórica, ou seja, em constante transformação. Um ser capaz de transformar o mundo em que está inserido, de ser transformado e transformar o outro. Portanto, um ser em relação. Para tanto, propomos uma pedagogia sóciointeracionista, que considera o desenvolvimento do ser humano como parte de uma sociedade na qual interage e para a qual contribui, com suas vivências e sua observação; levantando hipóteses, explorando e manipulando o mundo; assim, contribuindo para a construção de seu próprio conhecimento a partir de um processo dialético e dialógico, no qual tenha possibilidades de perceber as realidades, a história, o todo, as relações, o movimento e as contradições existentes.
Nessa concepção, concebemos a educação no sentido de formar indivíduos capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade em que está inserido, visando ao bem maior do homem, nas perspectivas pessoal e coletiva. Para isso, deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade, de modo a interagir em um mundo globalizado e tecnológico.
Nossa proposta pedagógica visa, juntamente com a família, desenvolver em nossos alunos o respeito aos direitos humanos e a repulsa por qualquer tipo de discriminação, seja no âmbito interpessoal, público ou privado, de modo a garantir igualdade de direitos, participação e co-responsabilidde na Democracia do país.